Serviços e Especialidades

2ª a 6ª feiras
das 8:00 às 12:00 hrs
13:30 às 18:00 hrs

Sábados
das 9:00 às 13:00 hrs.

Diagnóstico Laboratorial

2ª a 6ª feiras
das 8:00 às 12:00 hrs
13:30 às 17:00 hrs

Sábados
das 9:00 às 11:30 hrs.

Pesquisa revela que animais diminuem pressão alta em humanos

Só quem tem um animal de companhia entende os benefícios que eles trazem. Para confirmar cientificamente que ter um bichinho só traz benefícios, uma pesquisa norte-americana revelou mais um ponto positivo para quem pensa em ter um cachorro ou gato: os pets auxiliam a manter a pressão arterial mais baixa em pessoas hipertensas.

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado de Nova York, pacientes hipertensos com animais, quando em situações de estresse, apresentam pressão arterial mais baixa que àqueles que não têm pets. A pesquisa foi liderada pela psicóloga Ph.D no assunto, Karen Allen.

Karen e seu grupo de colegas conduziram o estudo após analisar 48 homens e mulheres. Em comum, eles tomam remédio para controlar a pressão, ganham mais de 200 mil dólares por ano, vivem sozinhos e possuem uma profissão estressante.

No começo da pesquisa, os estudiosos mediram a pressão dos participantes em situação de estresse elevado. Todos obtiveram um nível semelhante de hipertensão. Em seguida, eles receberam medicação para diminuir o quadro. Metade dos pacientes também foi escolhida para adotar um cão ou gato durante um período.

Passados seis meses, uma nova medição foi feita. Embora todos os pacientes ainda apresentassem um nível elevado de pressão arterial, o grupo com animais obteve a metade do aumento que o grupo sem pets obteve. A conclusão incentivou todos os que não tinham um cão ou gato a imediatamente adotar um bichinho.

“O estudo mostra que se você tem pressão alta, ter um pet é benéfico, principalmente para quem vive sob estresse”, afirma Karen. A estudiosa revela ainda que não descobriu ainda o motivo dessa melhora, mas já tem algumas teorias. “Suspeitamos que ter alguém ao lado, que possa dar apoio incondicional sem criticá-lo, é benéfico psicologicamente para o paciente. Esse é o caso de quem tem um cachorro ou gato”.

Fonte:
Pet Mag (acessado em 27/10/10)

Voltar
Pet Imagem Vega Pix | Imagem & Criação

Rua Senador Batista de Oliveira, 202 | Curitiba/PR
Fone: 41 3076-4300 | Fone/Fax: 41 3267-4303

Orkut Facebook