Serviços e Especialidades

2ª a 6ª feiras
das 8:00 às 12:00 hrs
13:30 às 18:00 hrs

Sábados
das 9:00 às 13:00 hrs.

Diagnóstico Laboratorial

2ª a 6ª feiras
das 8:00 às 12:00 hrs
13:30 às 17:00 hrs

Sábados
das 9:00 às 11:30 hrs.

Especialistas explicam por que os gatos ronronam

Assim como os cachorros, que têm com o seu latido e rosnados forma de comunicar diversas mensagens importantes para sua matilha, o ronronado também exerce papel semelhante na vida dos gatos. Foi o que o veterinário e autor do livro The Cat’s Mind, Bruce Floge descobriu durante sua pesquisa.

Segundo o especialista o principal objetivo do ronronado é estabelecer comunicação entre o filhote e sua mãe durante a amamentação. Visto que durante esse período é impossível mamar e miar ao mesmo tempo. Já a partir do segundo dia de vida do gatinho é possível ronronar e mamar sem que haja ruído na conversa.

Existe uma série de teorias que explicam como o ronronado acontece. Uma delas diz que o processo envolve a ativação dos nervos dentro da caixa de voz. Esses sinais nervosos causam a vibração das cordas vocais enquanto o diafragma atua como uma bomba, empurrando o ar dentro e fora das cordas vibrantes, criando assim um zumbido musical.

Além dessa parte mecânica, em seu livro Feline Husbandry, o veterinário Neils C. Pederson defende que o ronronado começa com um sinal do sistema nervoso, o que significa que a atitude é voluntária, ou seja, o gato ronrona quando quer.

Uma pesquisa recente revelou, ainda, que o ronronado está relacionado à liberação de endorfina no cérebro. Essa substância é liberada em situações de prazer e de dor e nervoso, isso explica porque os gatos ronronam em ambas as ocasiões.

Interpretando os ronronados

Os gatos domésticos, felinos selvagens como pumas e leões da montanha também são capazes de ronronar pelos mesmos motivos, e outro ponto importante revelado pelos especialistas é que o significado do ronronado muda ao longo do tempo.

Quando mais velhos, o som pode indicar conforto e prazer, mas também pode indicar animais assustados ou até doentes. É comum gatos que estão prestes a morrer ronronarem. Segundo os veterinários o quadro equivale à ansiedade ou estado de euforia antes da morte comum em muitos seres humanos em fase terminal.

Em um grupo de gatos que passam por uma situação de estresse muito grande também há a presença do ronronado. Nesse sentido a atitude equivale à tentativa de um confortar o outro, da mesma forma que os humanos fazem ao cantar para as crianças antes de dormir.

Já os gatos solitários e assustados podem ronronar para indicar que não têm más intenções e que não oferecem risco aos demais. O ronronado também pode significar que o animal deseja se aproximar para interagir e brincar com os outros bichanos.

Fonte:
CRMV-SP (acessado em 03/03/11)

Voltar
Pet Imagem Vega Pix | Imagem & Criação

Rua Senador Batista de Oliveira, 202 | Curitiba/PR
Fone: 41 3076-4300 | Fone/Fax: 41 3267-4303

Orkut Facebook