Serviços e Especialidades

2ª a 6ª feiras
das 8:00 às 12:00 hrs
13:30 às 18:00 hrs

Sábados
das 9:00 às 13:00 hrs.

Diagnóstico Laboratorial

2ª a 6ª feiras
das 8:00 às 12:00 hrs
13:30 às 17:00 hrs

Sábados
das 9:00 às 11:30 hrs.

Diagnóstico da Giardíase

A giardíase é uma doença comum nos cães, gatos e no homem, causa diarréia que pode ser fatal em filhotes ou acarretar seqüelas como atopias, baixo peso e estatura dos animais quando adultos.

As giárdias colonizam o intestino delgado e causam atrofia das vilosidades e hiperplasia das criptas. Esse arrasamento da mucosa reduz a superfície de absorção intestinal reduzindo o aproveitamento dos nutrientes dos alimentos.

As lesões intestinais causadas pelo parasita também provocam aumento da absorção de macromoléculas no intestino. Isso pode causar uma sensibilização do hospedeiro às proteínas dos alimentos e/ou do parasita levando a atopias.

O diagnóstico da giardíase depende da identificação dos cistos ou trofozoítos flagelados através do exame coproparasitológico. Uma vez que a eliminação de cistos é intermitente, nem sempre as giárdias são detectadas em um único exame de fezes, por isso recomenda-se realizar 3 exames em dias alternados antes de descartar a giardíase.

Os exames fecais negativos não excluem o diagnóstico de giardíase. Quando os exames fecais forem negativos, pode-se diagnosticar giardíase oculta através de testes sorológicos.

O Pet Imagem | Diagnósticos Veterinários já disponibiliza o TESTE RÁPIDO para detecção de GIÁRDIA nas fezes. O teste é realizado pelo método Imunoensaio Cromatográfico com sensibilidade maior que 99,0 % e especificidade de 98,1%. O resultado é liberado no mesmo dia e o material a ser enviado para o laboratório são fezes frescas ou congelada.Para maiores esclarecimentos entre em contato com o setor de Laboratório Clínico.

Voltar
Pet Imagem Vega Pix | Imagem & Criação

Rua Senador Batista de Oliveira, 202 | Curitiba/PR
Fone: 41 3076-4300 | Fone/Fax: 41 3267-4303

Orkut Facebook